segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CARDÁPIO DO DIA A DIA






QUE COMIDINHA GOSTOSA!


O almoço no casarão era servido às 12 horas em ponto.

Era costume servir como primeiro prato um peixe ou camarão, às vezes frutos do mar como bacucu ou ostra.

Outros pratos Madalena, panqueca, galinha a molho pardo, guisado de carne, vina com purê de batata, substituíam às vezes as guloseimas do mar.

Mas, não faltavam na mesa: arroz branco, feijão preto, bife acebolado e salada geralmente de alface, pepino, chuchu ( colhido do quintal) e a farinha de mandioca;
De sobremesa frutas.




PEIXE AO MOLHO BRANCO


Cozinhe as postas de casão, tempere com limão e sal. Depois de cozidas, retire da panela e faça um creme branco com o caldo – acrescente amido de milho  e raspa de pimenta. Sirva com piques feito em casa.






CAMARÃO ENSOPADO


Descasque e limpe o camarão, tirando o caldinho da cabeça (veja vídeo da Tainha Assada e Recheada). Tempere com sal e limão. Coloque numa panela com tempero e depois de cosido coloque um pouco de leite e amido de milho para fazer o creme.  








PEIXE NA FARINHA DE MANDIOCA



Tempere os filés de pescada com limão e sal. Passe na farinha de trigo e frite e gordura bem quente. Antigamente usavam banha de porco. Deixe escorrer em papel. 








MADALENA


Cozinhe a carne moída, com os seguintes temperos: sal, cebola picada e um dente de alho ralado. Depois de cosida separe.

Faça um pire de batata: cozinhe as batatas com  casca, quando moles descasque e amasse, passando no amassador. Coloque em uma panela com manteiga e pouco leite. Dê o ponto.

Em um refratário untado com óleo coloque metade do pire de batatas, a carne moída e a outra parte que sobrou do pire. Pincele com uma gema desmanchada e ponha no forno para dourar.






BIFE DA MARIA

Ponta de alcatra grossa. Bata a carne com batedor próprio. Tempere com sal e vinagre branco de vinho. Corte em rodelas uma ou mais cebolas. Frite o bife em pouca gordura. Depois de corado tire do fogo. No molho deixado na frigideira coloque a cebola e deixe dourar. Sirva o bife acebolado. Que deve estar ao ponto.




terça-feira, 6 de outubro de 2015

O CHÁ DAS TRÊS NO CASARÃO



É HORA DO CHÁ NO CASARÃO








As 3 era servido o chá no casarão, tolha bordada, xícaras de porcelana, talheres de prata. Não podia faltar com aquele pão d’água,que só se faz em Paranaguá, com manteiga de lata.
Pipoca de polvilho, bolos, bolachas, broinhas, sequilhos, cavacas, servidos para visitas.







CULTURA DO CHÁ
 
Beber chá é tido como um evento social.

Na Índia, o chá é popular em todo o norte no na manhã e à noite. Chamado popularmente de chaai, é servido quente com leite e açúcar . Quase todo o chá consumido é do tipo preto.
O termo "chai" é sinônimo de masala chai. O chá chai é algumas vezes usado para indicar chá com especiarias e leite.


Na China, a partir da Dinastia Song, o chá foi objeto de festas. Assim como o recipiente próprio para se beber é importante; o chá branco era bebido em uma 
tigela escura onde as folhas de chá e a água quente era misturada com um batedor. Cobertas com um verniz especial à base de casca de tartaruga, pintadas com pincel de pelo de lebre. O Yum cha (tomar chá).



Os rituais e a tradicional cerâmica escura foram adotados no Japão, no início do
século XII. A cerimônia do chá chamada chadō ou sadō, é uma atividade tradicional com influências do Taoismo e do Zen Budismo, na qual chá  verde em pó é preparado cerimonialmente e servido aos convidados. 











Na Inglaterra o chá não é só o nome de uma bebida, mas também uma refeição leve no final da tarde.

O chá chegou à Inglaterra por volta de 1662, junto com a princesa portuguesa,  
Catarina de Bragança que viria a se tornar mulher do rei  Charles II.
  Mas foi só em meados do século XIX que a prática de tomar chá à tarde virou moda, graças à duquesa de Belford, que no fim da tarde, entre o almoço e a janta, sempre batia a fome na duquesa. Para resolver o problema ela tomava uma xícara de chá (servido com leite e açúcar) e comia um saboroso lanche. 
Com o tempo, seus amigos foram convidados a partilhar a experiência e a mesa se tornou palco para pequenos sanduíches, bolos e geleias. Assim nasceu o famoso Five O'clok Tea.


                                                              DESCOBERTA DA ERVA-MATE


Os guaranis da região nordeste da Argentina parecem ter sido os descobridores do uso da erva-mate, que passaram esse hábito aos colonizadores espanhóis.

Essa erva chegou a ser proibida no sul do Brasil,  sendo considerada "erva do diabo" pelos padres    jesuítas das reduções do Guayrá.  
Cultivado no sul do Brasil, torna-se habito de tomar erva-mate no chimarrão e o chá mate em belas xícaras que embelezam as mesas às 3 horas da tarde.


A MAD TEA PARTY.



Lewis Carrol faz uma referencia ao habito de inglês de tomar chá em Alice no País das Maravilhas.

 Alice faz-se de convidada duma festa de chá louco, onde estão presentes : o 
Chapeleiro Maluco, a Lebre de Março e o Arganaz que permanece adormecido durante uma grande parte da festa. Todos eles desafiam Alice com enigmas lógicos, porém estes revelam uma incoerência nas suas declarações. O Chapeleiro Maluco revela que está perpetuamente destinado a beber chá porque o Tempo puniu-o em vingança, parando o tempo às 6 da tarde, a hora do chá, Alice sente-se insultada e cansada de ser bombardeada com tantos enigmas. Alice sai imediatamente, afirmando que esta era a festa mais estúpida de chá em que já tinha ido.
Wikipédia livre 
 

O CHÁ DAS 3 NA CASA DE MINHA AVÓ



 PIPOCA

 3 xícaras de polvilho de goma (polvilho azedo) peneirado, 1 xícara de leite de água
fervendo e 2 colheres de banha e 1/2 colher de sal.
Despeje o leite fervente em cima da goma e escalde a massa, mexendo tudo sem parar. Deixe esfriar e vá colocando 4 ovos um por um e continua batendo.
Depois de bem batida pingue na assadeira e leve no forno pré aquecido para assar.



AMOR EM PEDAÇOS

4 ovos
10 colheres de açúcar
2 colheres de manteiga
10 colheres de farinha de trigo
1 colher fermento em pó

Bata a massa, asse em uma assadeira pequena.
Depois de assado espalhe o glacê de limão.
Misture o açúcar com o suco do limão, espalhe em cima e corte em pedaços.





BOLO SIMPLES

2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite
4 xícaras de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
2 ovos 
6 colherinhas (colher de chá) de fermento em pó
Bata primeiro o açúcar com a manteiga coloque as gemas, 
a farinha de trigo, o leite, o fermento e por ultimo as claras em neve.
Coloque em forma redonda,
Leve ao forno pré aquecido.