sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O NATAL NO CASARÃO




NOITE FELIZ

O Natal no casarão seguia todos os costumes natalinos. Um pinheirinho enfeitado com bolas e enfeites antigos, pedaços de algodão para simbolizar neve, barba de bode para esconder a lata que sustentava o pinheiro natural.
 
Daisy com seis anos

Além dos presentes, uma deliciosa ceia de natal. Um assado (peru ou galinha) acompanhado de farofa de farinha de mandioca, arroz de forno. Para beber um ponche feito pelo meu avô. Castanhas portuguesas cosidas. Frutas secas e uvas.


A CEIA DE NATAL
A ceia de Natal envolve tradições populares.
O peru é o prato mais tradicional faz parte do cardápio natalino europeu desde o século XVI.



No Brasil pais de origem portuguesa além do pernil, do frango são comuns servir rabanada e bolinho de bacalhau. Frutas secas e castanhas portuguesa.




SÍMBOLOS DO NATAL

Originalmente destinada a celebrar o nascimento de Deus Sol, no solstício de inverno – natalis invicti Solis, a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III, para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus. Esse dia santificado é amplamente comemorado por muitos povos. 

Costumes populares: como a Ceia de Natal, as musicas natalinas, arvore de natal e a figura mitológica do velhinho de natal Papai Noel, em Portugal Pai Natal, que presenteia as crianças.
CANÇÕES NATALINAS.

São muitas e belas as canções de natal.

NOITE FELIZ

Noite feliz!Noite feliz!
O Senhor, Deus de amor,
Pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, ó Jesus.
Dorme em paz, ó Jesus.

A mais conhecida

 
A ÁRVORE DE NATAL

Considerada por alguns como uma “cristianização” da tradições e rituais pagãos em torno do Solstício de Inverno. Os romanos penduravam mascaras de Baco em pinheiro na Satrunália.
Outra versão atribui a Lutero, na Alemanha, a utilização do pinheiro enfeitado por ocasião do Natal. 

O PRESÉPIO
A tradição católica diz que o presépio surgiu quando São Francisco quis celebrar o Natal. Ele  montou um presépio de palha com imagens de barro. O costume se espalhou na Itália logo foi adotado nas casas europeias, daí espalhando pelo mundo.
PAPAI NOEL
Papai Noel, também conhecido como Santa Claus, Pére Noël, Weihnachtsmann, São Nicolau, Chistkind, Babbo Natale, São Basílio, Ded Moroz.





São Nicolau é o mítico portador de presentes, vestido de vermelho, de barbas brancas, carregando um grande saco de presentes satisfaz o desjo de muitas crianças.

FRANGO ASSADO COM FAROFA
Pedaços de galinha, vinagre, sal e pimenta do reino a gosto, para temperar. Depois de deixar de molho por algumas horas, coloque em uma assadeira regue com caldo de laranja, acrescente cravo da Índia e mel leve ao forno gente para assar.

Farofa – numa frigideira coloque cebola picada, alho amassado, manteiga deixe fritar, coloque então passas, sal a gosto e farinha de mandioca branca grossa. misture bem e sirva com o frango assado.
PONCHE DE NATAL
Uma garrafa de champanhe, uma garrafa de guaraná, frutas picadas: maçãs, uvas, abacaxi e pêssego. Deixe gelar.

RABANADA
Corte o pão em fatia, mergulhe no leite misturado com leite condensado e 2 ovos. Bata bem. Mergulhe as fatias no leite batido e escora bem antes de colocar na frigideira que deve esta selada com em fio de azeite. Use uma frigideira de teflon ou ante aderente.
Fritos passe as rabanadas no açúcar com canela ou em calda de açúcar mascavo.















.  








domingo, 13 de dezembro de 2015

A CARNE BOVINAI NA CULINÁRIA DO CASARÃO




 A CARNE BOVINA COMO ALIMENTO DO HOMEM


Não sabemos ao certo quando o homem passou a utilizar animais bovinos como alimento. Desenhos primitivos das cavernas mostram que o homem já caçava esse animal selvagem. Acredita-se que o boi tenha sido um dos primeiros animais domesticados e utilizados na agricultura.

Os babilônios, os egípcios e os chineses e os gregos possuíam rebanhos de gados bovinos e até comercializavam. Servindo até de como moedas. 
No Brasil, o gado bovino foi importante no desbravamento, expansão de fronteiras e alimentação dos colonizadores. Com a expansão da pecuária a carne bovina passou a fazer parte do cardápio brasileiro.

O BOI SAGRADO

O boi é considerado sagrado em varias religiões.
No antigo Egito, na Grécia antiga e Roma antiga o boi e a vaca eram divindades.

Na antiga religião egípcia Ápis (Hapi-ankh) é a personificação da Terra já Hathor a deusa da fertilidade e da natureza, costuma ser representada como uma vaca divina, com chifres sobre sua cabeça.
 
Em algumas regiões, especialmente na Índia, o abate de bovinos é proibido e sua carne pode ser um ahghj.

Na Grécia o mito, o Minotauro, criatura imaginária com cabeça de touro com corpo de homem, morre pelas mãos do herói ateniense Teseu, que coma ajuda de Ariadne e um novelo de lã, entra no Labirinto e consegue matar o monstro com só um golpe na cabeça.
 
O BOI E O FOLCLORE BRASILEIRO  
O símbolo do boi aparece entre as expressões populares mais difundidas no Brasil, como as histórias de boi encantado, as melodias folclóricas, as  danças e brincadeiras do boi. Do norte ao sul do pais encontramos festejos envolvendo a figura do boi. - Beatriz Helena Funaretto 

CANÇÃO DE NINAR
Boi, boi, boi.
Boi da cara preta. 
Pega esse menino. 
Que tem medo de careta. 



O folguedo do boi narra a história da morte e ressurreição do boi.
Essa brincadeira irradia alegria e beleza.
O BOI BUMBÁ, do Amazonas e o BUMBA MEU BOI do nordeste é mais dramático, que o BOI MAMÃO do litoral catarinense e paranaense é mais alegre e segue o ciclo carnavalesco. Assim, de norte ao sul deste nosso Brasil a morte e ressurreição do boi são cantadas em verso e prosa.

Nosso boi morreu.
Que será de mim.
Manda buscar outro, ó maninha.
Lá no Piauí.
                                                  
O BOI MAMÃO

Conta a tradição que sua cabeça era feita de mamão, daí a origem de seu nome.
O enredo conta a história de Mateus homem simples que divide o amor por sua família e seus animais de estimação. O conflito se dá ao saber que Maria sua mulher está gravida e com desejo de comer coração de boi. Com medo que seu filho tenha cara de boi. O jeito foi convidar seu amigo vaqueiro para matar seu bichinho de estimação. Arrependido tenta ressuscitar o boi. Vai à freguesia e procura a benzedeira, que com muita cachaça ressuscita o boizinho.

Te levanta boi dourado
Te levanta devagar
Vem cá meu boi vem cá. 

O filho de Mateus nasce e não tem cara de boi, a toada continua, todos os bichos dançam no salão: o cavalinho, a cabra, a Maricota e a Bernunça um bicho enorme que come tudo que lhe dão. Segue o cortejo alegre, ao som da musica e do canto.

Semelhante ao folguedo catarinense, o Boi Mamão do litoral paranaense é constituído de cenas, onde são apresentados personagens e amimais fantásticos, anunciados pelos cantadores, ao som de chocalhos, reco-recos, surdos, pandeiros e rabecas. 






A CARNE BOVINA NO CARDÁPIO DO CASARÃO



A tradicional comida admirada pelos parnanguaras, o Barreado, que tradicionalmente se come no Carnaval é feito de carne de bovina. (receita na 1ª pagina do Blog).
 
Já nas refeições diárias do Casarão, além dos frutos do mar e peixes, servia-se sempre uma carne, assada, frita ou cosida.

 ALMÔNDEGAS 

Passe a carne na maquina, tempere com vinagre, sal, cebola e alho. Faça bolinhas e frite em gordura quente. Coloque depois numa panela com temperos e ensope.
 
BIFE A MILANESA
 

Corte a alcatra em fatias, tempere com vinagre e sal. Bata as claras e gemas de ovos em uma tigela. Passe os bifes na farinha de rosca, mergulhe nos ovos e passe novamente na farinha de rosca. Frite em gordura bem quente.

BIFE COM OVO BATIDOS


Corte o alcatra em fatias, tempere com vinagre e sal. Bata as  claras em neve e coque as gemas continue a bater em uma tigela. Passe os bifes em farinha de trigo e mergulhe no ovos batidos. Frite em gordura bem quente. Use uma escumadeira para escorrer bem a gordura. Delicia! 



Nota: Se adora bife. Não deixe de fazer o Bife acebolado. Receita já citada no Blog,


 

CARNE ASSADA NA PANELA
Ingredientes
Ponta de lagarto, cebola, alho e sal a gosto.
Modo de Preparar 
Misture o alho amassado com sal, a e o vinagre em uma vasilha, misture bem e reserve. Com a ajuda de uma faca fure a carne, aos poucos coloque a mistura dentro dos furos,. Deixe descansar por pelo menos uma hora. Coloque para cozinhar na panela, aqueça o óleo e dando uma fritada na carne, coloque água e deixe cozinhar até ficar macia. Sirva com batatas cozidas juntas na mesma panela.