sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O NATAL NO CASARÃO




NOITE FELIZ

O Natal no casarão seguia todos os costumes natalinos. Um pinheirinho enfeitado com bolas e enfeites antigos, pedaços de algodão para simbolizar neve, barba de bode para esconder a lata que sustentava o pinheiro natural.
 
Daisy com seis anos

Além dos presentes, uma deliciosa ceia de natal. Um assado (peru ou galinha) acompanhado de farofa de farinha de mandioca, arroz de forno. Para beber um ponche feito pelo meu avô. Castanhas portuguesas cosidas. Frutas secas e uvas.


A CEIA DE NATAL
A ceia de Natal envolve tradições populares.
O peru é o prato mais tradicional faz parte do cardápio natalino europeu desde o século XVI.



No Brasil pais de origem portuguesa além do pernil, do frango são comuns servir rabanada e bolinho de bacalhau. Frutas secas e castanhas portuguesa.




SÍMBOLOS DO NATAL

Originalmente destinada a celebrar o nascimento de Deus Sol, no solstício de inverno – natalis invicti Solis, a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III, para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus. Esse dia santificado é amplamente comemorado por muitos povos. 

Costumes populares: como a Ceia de Natal, as musicas natalinas, arvore de natal e a figura mitológica do velhinho de natal Papai Noel, em Portugal Pai Natal, que presenteia as crianças.
CANÇÕES NATALINAS.

São muitas e belas as canções de natal.

NOITE FELIZ

Noite feliz!Noite feliz!
O Senhor, Deus de amor,
Pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, ó Jesus.
Dorme em paz, ó Jesus.

A mais conhecida

 
A ÁRVORE DE NATAL

Considerada por alguns como uma “cristianização” da tradições e rituais pagãos em torno do Solstício de Inverno. Os romanos penduravam mascaras de Baco em pinheiro na Satrunália.
Outra versão atribui a Lutero, na Alemanha, a utilização do pinheiro enfeitado por ocasião do Natal. 

O PRESÉPIO
A tradição católica diz que o presépio surgiu quando São Francisco quis celebrar o Natal. Ele  montou um presépio de palha com imagens de barro. O costume se espalhou na Itália logo foi adotado nas casas europeias, daí espalhando pelo mundo.
PAPAI NOEL
Papai Noel, também conhecido como Santa Claus, Pére Noël, Weihnachtsmann, São Nicolau, Chistkind, Babbo Natale, São Basílio, Ded Moroz.





São Nicolau é o mítico portador de presentes, vestido de vermelho, de barbas brancas, carregando um grande saco de presentes satisfaz o desjo de muitas crianças.

FRANGO ASSADO COM FAROFA
Pedaços de galinha, vinagre, sal e pimenta do reino a gosto, para temperar. Depois de deixar de molho por algumas horas, coloque em uma assadeira regue com caldo de laranja, acrescente cravo da Índia e mel leve ao forno gente para assar.

Farofa – numa frigideira coloque cebola picada, alho amassado, manteiga deixe fritar, coloque então passas, sal a gosto e farinha de mandioca branca grossa. misture bem e sirva com o frango assado.
PONCHE DE NATAL
Uma garrafa de champanhe, uma garrafa de guaraná, frutas picadas: maçãs, uvas, abacaxi e pêssego. Deixe gelar.

RABANADA
Corte o pão em fatia, mergulhe no leite misturado com leite condensado e 2 ovos. Bata bem. Mergulhe as fatias no leite batido e escora bem antes de colocar na frigideira que deve esta selada com em fio de azeite. Use uma frigideira de teflon ou ante aderente.
Fritos passe as rabanadas no açúcar com canela ou em calda de açúcar mascavo.















.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário