domingo, 3 de janeiro de 2016

FELIZ ANO NOVO COM SABORES DE FESTA



FELIZ ANO NOVO

No calendário gregoriano assim como no calendário romano o Ano Novo começa dia 1de janeiro.

Os romanos dedicavam esse dia a Jano ou Janus o deus dos portões, que tinha duas faces uma voltada para frente – visualizando o futuro e a outra para trás – visualizando o passado. Na China, as comemorações são no fim de janeiro começo de fevereiro.
 Wikipédia – enciclopédia livre
 Os chineses seguem o calendário lunar base no zodíaco chinês. No judaísmo, o Roah Hashaná, Ano Novo judaico é no primeiro dia do mês judaico o Tishrei. A data é determinada pelas fases da lua e é festejada em dois dias. A mesa farta com carnes ensopadas, doces de frutas e mel. No Hinduísmo, a Festa das Luzes, a comemoração dura cinco dias. Lamparinas, incensos e fogos de artifício afastam o mal. O ano Novo hindu depende do estudo dos astros. O ano Novo hindu depende do estudo dos astros  e celebra o retorno da deusa da prosperidade – Lakshmi.

O Islamismo, a hégira, (Maomé deixa Meca e vai a Medina) determina o inicio do ano islâmico ou o primeiro de Muharram. A virada do ano utiliza o calendário lunar e a comemoração é comemorada em datas diferentes.
FONTE - Departamento de Geodésia da UFRGS; embaixada indiana; Comunidade Bahá'í do Brasil; Dicionário Hebraico-Português (Medusa)


2016
Segundo o horóscopo chinês esse ano que inicia é o ano do MACACO. O fogo abrasador encosta num metal potente. Nesse ano que inicia o sol brilha quem é justo. O ano do MACACO é um ano de assumir riscos e se rebelar. Ousar ser diferente pode levar ao sucesso. Encontrar soluções não convencionais para problemas antigos. A hiperatividade do macaco estará presente no dia a dia. O ano macaco fogo é pode derrubar velhas convenções.

Já para os astrólogos esse novo ano é regido pelo astro rei –  SOL. Um ano solar, será um ano iluminado. Um ano de prosperidade em que caminharemos para o nossos sonhos e pelas realizações pessoais e espirituais. 2016 promete ser um ano de encontro consigo mesmo. Regido pelo Sol marca o indico de um novo ciclo.

O QUE NÃO DEVE FALTAR NA CEIA



Para dar sorte: LENTILHAS – para assegurar um ano cheio de fartura. ROMÃS – para atrair dinheiro, guarde sete sementes na carteira. UVAS – comer 3 ou 7 para garantir prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir dinheiro guarde sementes na carteira. CARBE DE PORCO OU PEPXE – O porco fuça para frente e o peixe nada para frente. Ótimo para quem só come carne branca. Evite aves que ciscam para trás. NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS – são recomendadas para garantir fartura. E um bom ESPUMANTE para brindar a passagem do ano.

A CEIA NO CASARÃO
Como costume era uma ocasião para reunir a família. No fogão a lenha era preparada um belo pernil de porco assado e um arroz de forno para acompanhar. Uma ceia simples mais farta. Não era costume comer lentilha.  Frutas secas antecipavam a champanhe que era tomada na passagem do ano. Meu avô colocava todo ano notas de  um ou dois cruzeiros espalhadas na minha cama. Acho que era par dar sorte.
CEIA SIMPLES
PEIXE AO MOLHO BRANCO
Numa frigideira, junte: rodelas estreitas de cebola, rodelas de pimentão verde e vermelho, alho moído, pimenta dedo de moça ao gosto, sal a gosto e pouco óleo.
Separado em outra panela faça um molho branco. Leite, manteiga e amido de milho. Mexa até engrossar.
Numa frigideira ante aderente coloque os filé de pescada.
Monte o prato: filés de peixe, molho escabeche, molho branco.
LENTILHA
Coloque as lentilhas num escorredor e lave com agua fria, não deixe de molho, leve ao fogo brando e deixe cozinhar. Depois de cosidas, passe por uma peneira fina para tirar a água. Numa panela coloque os temperos, alho amassado, cebola picada, pouco óleo, deixe fritar e coloque sal e folha de louro. Deixe cozinhar mais um pouco.
Vinho branco seco para acompanhar e uvas para dar sorte.
RABANADA DE PANETONE
Corte o panetone que sobrou do Natal e pedaços. Mergulhe na mistura de leite e leite condensado. Coloque os pedaços num frigideira ante aderente com um fio de azeite. Cubra com calda de açúcar mascavo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário