domingo, 13 de dezembro de 2015

A CARNE BOVINAI NA CULINÁRIA DO CASARÃO




 A CARNE BOVINA COMO ALIMENTO DO HOMEM


Não sabemos ao certo quando o homem passou a utilizar animais bovinos como alimento. Desenhos primitivos das cavernas mostram que o homem já caçava esse animal selvagem. Acredita-se que o boi tenha sido um dos primeiros animais domesticados e utilizados na agricultura.

Os babilônios, os egípcios e os chineses e os gregos possuíam rebanhos de gados bovinos e até comercializavam. Servindo até de como moedas. 
No Brasil, o gado bovino foi importante no desbravamento, expansão de fronteiras e alimentação dos colonizadores. Com a expansão da pecuária a carne bovina passou a fazer parte do cardápio brasileiro.

O BOI SAGRADO

O boi é considerado sagrado em varias religiões.
No antigo Egito, na Grécia antiga e Roma antiga o boi e a vaca eram divindades.

Na antiga religião egípcia Ápis (Hapi-ankh) é a personificação da Terra já Hathor a deusa da fertilidade e da natureza, costuma ser representada como uma vaca divina, com chifres sobre sua cabeça.
 
Em algumas regiões, especialmente na Índia, o abate de bovinos é proibido e sua carne pode ser um ahghj.

Na Grécia o mito, o Minotauro, criatura imaginária com cabeça de touro com corpo de homem, morre pelas mãos do herói ateniense Teseu, que coma ajuda de Ariadne e um novelo de lã, entra no Labirinto e consegue matar o monstro com só um golpe na cabeça.
 
O BOI E O FOLCLORE BRASILEIRO  
O símbolo do boi aparece entre as expressões populares mais difundidas no Brasil, como as histórias de boi encantado, as melodias folclóricas, as  danças e brincadeiras do boi. Do norte ao sul do pais encontramos festejos envolvendo a figura do boi. - Beatriz Helena Funaretto 

CANÇÃO DE NINAR
Boi, boi, boi.
Boi da cara preta. 
Pega esse menino. 
Que tem medo de careta. 



O folguedo do boi narra a história da morte e ressurreição do boi.
Essa brincadeira irradia alegria e beleza.
O BOI BUMBÁ, do Amazonas e o BUMBA MEU BOI do nordeste é mais dramático, que o BOI MAMÃO do litoral catarinense e paranaense é mais alegre e segue o ciclo carnavalesco. Assim, de norte ao sul deste nosso Brasil a morte e ressurreição do boi são cantadas em verso e prosa.

Nosso boi morreu.
Que será de mim.
Manda buscar outro, ó maninha.
Lá no Piauí.
                                                  
O BOI MAMÃO

Conta a tradição que sua cabeça era feita de mamão, daí a origem de seu nome.
O enredo conta a história de Mateus homem simples que divide o amor por sua família e seus animais de estimação. O conflito se dá ao saber que Maria sua mulher está gravida e com desejo de comer coração de boi. Com medo que seu filho tenha cara de boi. O jeito foi convidar seu amigo vaqueiro para matar seu bichinho de estimação. Arrependido tenta ressuscitar o boi. Vai à freguesia e procura a benzedeira, que com muita cachaça ressuscita o boizinho.

Te levanta boi dourado
Te levanta devagar
Vem cá meu boi vem cá. 

O filho de Mateus nasce e não tem cara de boi, a toada continua, todos os bichos dançam no salão: o cavalinho, a cabra, a Maricota e a Bernunça um bicho enorme que come tudo que lhe dão. Segue o cortejo alegre, ao som da musica e do canto.

Semelhante ao folguedo catarinense, o Boi Mamão do litoral paranaense é constituído de cenas, onde são apresentados personagens e amimais fantásticos, anunciados pelos cantadores, ao som de chocalhos, reco-recos, surdos, pandeiros e rabecas. 






A CARNE BOVINA NO CARDÁPIO DO CASARÃO



A tradicional comida admirada pelos parnanguaras, o Barreado, que tradicionalmente se come no Carnaval é feito de carne de bovina. (receita na 1ª pagina do Blog).
 
Já nas refeições diárias do Casarão, além dos frutos do mar e peixes, servia-se sempre uma carne, assada, frita ou cosida.

 ALMÔNDEGAS 

Passe a carne na maquina, tempere com vinagre, sal, cebola e alho. Faça bolinhas e frite em gordura quente. Coloque depois numa panela com temperos e ensope.
 
BIFE A MILANESA
 

Corte a alcatra em fatias, tempere com vinagre e sal. Bata as claras e gemas de ovos em uma tigela. Passe os bifes na farinha de rosca, mergulhe nos ovos e passe novamente na farinha de rosca. Frite em gordura bem quente.

BIFE COM OVO BATIDOS


Corte o alcatra em fatias, tempere com vinagre e sal. Bata as  claras em neve e coque as gemas continue a bater em uma tigela. Passe os bifes em farinha de trigo e mergulhe no ovos batidos. Frite em gordura bem quente. Use uma escumadeira para escorrer bem a gordura. Delicia! 



Nota: Se adora bife. Não deixe de fazer o Bife acebolado. Receita já citada no Blog,


 

CARNE ASSADA NA PANELA
Ingredientes
Ponta de lagarto, cebola, alho e sal a gosto.
Modo de Preparar 
Misture o alho amassado com sal, a e o vinagre em uma vasilha, misture bem e reserve. Com a ajuda de uma faca fure a carne, aos poucos coloque a mistura dentro dos furos,. Deixe descansar por pelo menos uma hora. Coloque para cozinhar na panela, aqueça o óleo e dando uma fritada na carne, coloque água e deixe cozinhar até ficar macia. Sirva com batatas cozidas juntas na mesma panela.











Nenhum comentário:

Postar um comentário