domingo, 22 de novembro de 2015

FEIJÃO PRETO DE CADA DIA




O PRETO QUE SATISFAZ!


 
Feijão Maravilha
(Compositor: Gonzaguinha)
Dez entre dez brasileiros preferem feijão
esse sabor bem Brasil
verdadeiro fator de união da família
esse sabor de aventura
famoso Pretão Maravilha
faz mais feliz a mamãe, o papai
o filhinho e a filha

Dez entre dez brasileiros elegem feijão!
Puro, com pão, com arroz
com farinha ou macarrão
macarrão, macarrão!
E nessas horas que se esquecem dos seus preconceitos
gritam que esse crioulo
É um velho amigo do peito

Feijão tem gosto de festa
é melhor e mal não faz
ontem, hoje, sempre
feijão, feijão, feijão
o preto que satisfaz!...


Não foi só em canções que o feijão foi lembrado e exaltado.  O feijão aparece como moeda em um conto de fada, de origem inglesa.
João Pé de Feijão, malandrinho troca uma vaca por cinco grãos de feijão mágicos. Com raiva pela troca, sua mãe joga os feijões que caem na terra ao lado da casa deles.
Enquanto João dorme, os feijões germinam e dão origem a gigantes pés de feijão despontando no céu. Ao acordar, o menino escala o colossal feijoeiro e encontra a um castelo acima das nuvens, lugar habitado por um gigante.
 João consegue fugir, após surrupiar uma sacola de moedas de ouro. Retorna no dia seguinte para furtar a galinha dos ovos de ouro do gigante e novamente escapa ileso. O gigante persegue João, mas o menino consegue descer o pé de feijão mais rapidamente e o corta com um machado. Benditos grãos de feijão!



Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae.
O feijão  é a base de várias sopas, da feijoada, misturado com arroz, e ainda em alguma dosaria como o pastel de feijão.
A combinação de arroz com feijão é típica da culinária brasileira. Geralmente, tal combinação acompanha carnes, verduras e tubérculos.
No Casarão o feijão preto não faltava na mesa, com arroz, com farinha de mandioca, como pirão, na caranguejada ou em sopa.


 HISTÓRIA DO FEIJÃO
Como estudante de História que fui, não posso de deixar de pesquisar a História da alimentação.
Os feijões estão entre os alimentos mais antigos, remonta a época que o homem deixou de ser catador para ser agricultor.
Eram cultivados no antigo Egito e na Grécia. Servido nas reuniões filosóficas.
A História revela evidências de que os feijões eram o prato favorito dos robustos guerreiros troianos.
Os antigos romanos serviam feijões em suas festas gastronômicas. Foi até usado como moeda em jogos de aposta.

No Brasil, é um dos principais pratos que formam a base alimentar. O famoso prato de feijão com arroz torna como o mais típico prato da culinária brasileira.
Os mais conhecidos no Brasil são: Feijão preto, roxinho, fradinho, mulatinho, branco, rosinha, verde, carioca, entre outros.  O feijão preto é responsável por um dos pratos mais famosos da culinária mundial, a Feijoada.
O feijão preto faz parte da culinária parnanguara.


O FEIJÃO DE TODOS DIAS
Escolha feijão, deixa-se de molho em água  e coloque na panela até cozinhar, quando os grãos estão moles amasse com amassador de feijão e deixe cozinhar mais um pouco.
Separadamente faça o tempero: cebola picada, dente de alho amassado e azeite ou banha. Deixe fritar e junte ao feijão cozido coloque o sal e folhas e de louro, deixe cozinhar mais um pouco e sirva. 



TUTU DE FEIJÃO
Com o feijão pronto misture com farinha de mandioca branca, ponha para cozinhar em uma panela até obeter o ponto de um pirão.









SOPA DE FEIJÃO
Cozinhe o feijão com caldo de carne, temperos: sal, cebola picada, alho moiso, depois de cozido coloque macarrão, massinha ou arroz.







 Não mencionei a receita da feijoada por não ser um prato comum na culinária do Casarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário