domingo, 27 de março de 2016

SIMPLES ALMOÇO DE PÁSCOA




                                              COELHINHO DA PÁSCOA





Coelhinho da Páscoa
Que trazes pra mim
Um ovo dois ovos
Três ovos aqui.


SÍMBOLOS DA PÁSCOA
A páscoa é repleta de símbolos. A maioria destes símbolos foram sincretizados pela igreja cristã a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.
O coelho da Páscoa se tornou um dos principais símbolos desta festividade é uma referencia aos povos antigos durante ao começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.



 O ovo já representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear seus amigos com ovos. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.
Os ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres. Os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha ocos em datas diferentes.
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao cristianismo, representava o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera era um costume que celebrava o fim do inverno e o inicio da primavera. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos na terra de cultivo. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada a Semana Santa. Os cristãos passaram a ver o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo.

Os ortodoxos costumavam pintar ovos. Esse costume de pintar ovos permanece entre os poloneses e ucranianos. Os pysanky, polonês ou pessanka ucraniano imprimem diversos símbolos traduzem desejos de boa sorte.
São encontrados no Paraná, assim como os ovos feitos de açúcar a delicia de minha infância.











Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha com chocolate e pintavam por fora. Costumava-se colocar os ovos no jardim para as crianças encontrarem na época da Páscoa. Com a melhora da tecnologia no século XVII, os ovos foram feitos de chocolate.


O CHOCOLATE
O chocolate é um alimento feito a base da amêndoa fermentada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para Europa, onde se popularizou, a partir do século XVII. Mas a matéria prima vinha das colônias americanas. O produto que era consumido como bebida pelos nativos americanos passou a ser adoçado e misturado a especiarias pelos europeus. Atualmente encontramos o chocolate em pó, em barra, em ovos e em bombons. O chocolate foi então associado com festividades como a Páscoa. Wikipédia - enciclopédia livre 

PAVÊ DE CHOCOLATE – Um sabor de infância
Ingredientes
250 grs. De manteiga
250 grs. De biscoito maisena.
2 xícaras de açúcar.
4 gemas
3 colheres de chocolate em pó.
Bata o açúcar coado com a manteiga. Depois de bem batido coloque as gemas, passadas no coador, e o chocolate. Arrume em um belo prato uma camada de bolachas ( embebidas em rum) e uma camada de creme. Cubra com o restante do creme e coloque na geladeira.


O BRIGADEIRO – famoso de gosto nacional
Ingredientes
1 lata de Leite Moça
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de chocolate granulado
Despeje o leite condensado numa panela. Junte o chocolate e a manteiga. Misture bem. Leve ao fogo e mexa sem parar até desprender do fundo. Tire do fogo e despeje em um prato untado. Deixe esfriar. Enrole pequenas porções na mão amanteigada e passe as bolinhas no chocolate granulado coloque-os nas fominhas de papel.
Hoje em dia se recheia os brigadeiros com beijinho de como, docinho de morango, doce de nozes em fim com que lhe agradar. 


UM FALSO BACALHAU – para dias de crise
Coloque pedaços grandes de peixe (falso bacalhau) em uma panela com azeite e um pouco de água. Coloque batatas pré-cozidas e cebolas inteiras, azeite por cima. Ovos cozidos e azeitona. Deixe cozinhar e tome cuidado para não deixar as postas de peixe desmanchar.
Sirva com um molho feito com fatias de cebolas, passadas na água fervente. Coloque o um pouco do molho do peixe, azeite virgem e um pouco de vinagre branco.



.


quarta-feira, 9 de março de 2016

AINDA É TEMPO DE SABOREAR UVA PRETA



HISTÓRIA DA UVA


O cultivo da videira é uma atividade mais antiga da civilização. Evidências indicam que o plantio da uva para a produção do vinho Egito e Ásia Menor.

O homem de Cro-Magnon provavelmente já saboreavam uvas, pinturas encontradas nas cavernas de Lascaux, registram os vinhedos ainda selvagens.

Os primeiros povos a cultivar a videira teriam selecionados plantas hermafroditas para o cultivo das primeiras espécies de uvas.

 O cultivo da uva começou a cerca de 6.000 a 8.000 anos no Oriente Médio. Mas, foi na Armênia Antiga, que foi encontrado a adega mais antiga do mundo cerca de 4,000 a, C.


 Os Hieróglifos do Antigo Egito recordam o cultivo de uvas.
 A Grécia fenícia e Roma também cultivavam uvas para a alimentação e produção de vinho.

Mais tarde o cultivo de uva se espalhou pela Europa, África e América. No Brasil o cultivo começou na capitania de São Vicente, trazido pelos portugueses.


O vinho está relacionado à mitologia grega. Dionísio era um deus grego equivalente ao deus romano Baco o deus do vinho, pois possui os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Possui também os segredos da produção do vinho. As dionisíacas ou bacantes eram festas regradas pelo vinho.

 WIKIPÉDIA – Enciclopédia livre



O DELICIOSO SABOR DA UVA PRETA

Também conhecida como uva Isabel, é o tipo mais plantado no Brasil. O nome é uma homenagem à americana Isabella Gibbs, que iniciou o cultivo nos estados unidos, no inicio do século 19. Excelente para produção de sucos e geleias.



SUCO DE UVA PRETA

PASSO A PASSO


Lave bem as uvas pretas, elimine os cabinhos. Escorra.
Cozinhe a uvas em água até ferver e os caroços soltarem.
 


Peneire.
O suco está pronto é só colocar para gelar, sirva sem açúcar.









 GELEIA DE UVA PRETA
O processo é igual ao do suco. Lave ad uvas pretas eliminem os cabinhos. Escorra. Cozinhe as uvas até ferver e os caroços soltarem. Peneire. Adicione, em uma panela, uma xícara de açúcar (cristal) para uma xícara de suco da uva (sem casca e sem semente). Cozinhe em fogo brando por 30 minutos. Mexa como necessário. Coloque em vidro esterilizado e aquecido. Tampe. 
 

TORTA DE UVA PRETA

3 xícaras de farinha de trigo

1 ½ xícara de açúcar

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de fermento em pó

2 ovos

Misture tudo e amasse bem. Espalhe amassa em forma untada. Coloque as uvas pretas e espalhe por cima açúcar com canela e leve ao forno.

Nota – a massa é a mesma da torta de banana já publicada.