quarta-feira, 9 de março de 2016

AINDA É TEMPO DE SABOREAR UVA PRETA



HISTÓRIA DA UVA


O cultivo da videira é uma atividade mais antiga da civilização. Evidências indicam que o plantio da uva para a produção do vinho Egito e Ásia Menor.

O homem de Cro-Magnon provavelmente já saboreavam uvas, pinturas encontradas nas cavernas de Lascaux, registram os vinhedos ainda selvagens.

Os primeiros povos a cultivar a videira teriam selecionados plantas hermafroditas para o cultivo das primeiras espécies de uvas.

 O cultivo da uva começou a cerca de 6.000 a 8.000 anos no Oriente Médio. Mas, foi na Armênia Antiga, que foi encontrado a adega mais antiga do mundo cerca de 4,000 a, C.


 Os Hieróglifos do Antigo Egito recordam o cultivo de uvas.
 A Grécia fenícia e Roma também cultivavam uvas para a alimentação e produção de vinho.

Mais tarde o cultivo de uva se espalhou pela Europa, África e América. No Brasil o cultivo começou na capitania de São Vicente, trazido pelos portugueses.


O vinho está relacionado à mitologia grega. Dionísio era um deus grego equivalente ao deus romano Baco o deus do vinho, pois possui os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Possui também os segredos da produção do vinho. As dionisíacas ou bacantes eram festas regradas pelo vinho.

 WIKIPÉDIA – Enciclopédia livre



O DELICIOSO SABOR DA UVA PRETA

Também conhecida como uva Isabel, é o tipo mais plantado no Brasil. O nome é uma homenagem à americana Isabella Gibbs, que iniciou o cultivo nos estados unidos, no inicio do século 19. Excelente para produção de sucos e geleias.



SUCO DE UVA PRETA

PASSO A PASSO


Lave bem as uvas pretas, elimine os cabinhos. Escorra.
Cozinhe a uvas em água até ferver e os caroços soltarem.
 


Peneire.
O suco está pronto é só colocar para gelar, sirva sem açúcar.









 GELEIA DE UVA PRETA
O processo é igual ao do suco. Lave ad uvas pretas eliminem os cabinhos. Escorra. Cozinhe as uvas até ferver e os caroços soltarem. Peneire. Adicione, em uma panela, uma xícara de açúcar (cristal) para uma xícara de suco da uva (sem casca e sem semente). Cozinhe em fogo brando por 30 minutos. Mexa como necessário. Coloque em vidro esterilizado e aquecido. Tampe. 
 

TORTA DE UVA PRETA

3 xícaras de farinha de trigo

1 ½ xícara de açúcar

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de fermento em pó

2 ovos

Misture tudo e amasse bem. Espalhe amassa em forma untada. Coloque as uvas pretas e espalhe por cima açúcar com canela e leve ao forno.

Nota – a massa é a mesma da torta de banana já publicada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário