terça-feira, 24 de maio de 2016

QUE TAL UMA SOPA SABOROSA?


SOPA DE TODOS SABORES


O sabor da sopa está na escolha do caldo, seja ela de carne, galinha ou peixe. Nas hortaliças como batatas, cebola, couve, cenoura. Farinhas e féculas. Gordura vegetal ou animal. Pedaços de carne ou peixe. 

Mas eu diria que o sabor depende e onde a sopa é feita. Uma sopa feita em fogão à lenha tem um sabor especial, por ser cozida mais lentamente.
Sinto muita falta de cozinhar no meu fogão à lenha para aprimorar os sabores da comida, mas atualmente moro em apartamento pequeno e meu fogão a lenha de ferro decora a minha sala. Que saudades do casarão e das delicias feitas em fogão à lenha.
Um caldo pode ser usado como base para a sopa, mas pode ser considerada uma sopa é o caso do consommé especialidade da culinária francesa.
SOPA DE PEDRA – Uma raridade ou uma trapaça?
A sopa de pedra é uma sopa da culinária portuguesa, típica de Almeirim, na região de Ribatejo. Ao contrario que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a pedra é só o pretexto. 
Esse nome é decorrente de uma lenda em que o protagonista engana um trocha para matar sua fome e saborear um bom caldo.
Conta-se que um frade orgulhoso, que estava em peregrinação, com muita fome, bateu em uma casa humilde e ao em vez de pedir comida, pediu uma panela para preparar uma sopa de pedra. Tirou de seu bornal uma pedra lisa e bem lavada. O casal daqueles bem curiosos cedeu de imediato. O frade então colocou a pedra na panela e pediu a dona da casa: sal, chouriço, batatas para engrossa o caldo, juntou mais cenouras e sobras de carne, que resultou em uma excelente sopa e pode matar a fome do pobre glutão.
Outros personagens foram protagonistas desse conto popular e Pedro Malarzartes, figura tradicional da cultura portuguesa e brasileira foi um deles. Esse glutão astucioso, cínico, trapaceiro também se saiu bem nessa farsa.

HISTÓRIA DA SOPA
A sopa é considerada o prato mais antigo do mundo, anterior ao assado de carnes. Há inicio dessa refeição antes mesmo da descoberta do fogo. Existem registros arqueológicos do preparo da sopa com vegetais e pedaços de carne crua triturados em água. Os Anasazi da região do Four Corners, EUA, usavam cestos de palha vedados com betume para fazer sopa. Na Anatólia, Turquia potes de cerâmica e na Escócia  estômago de herbívoro.

O homem pré-histórico sem duvida encontrou um meio de aquecer a água para cozer alimentos, a sopa foi a primeira comida elaborada. 
Sem duvida a sopa passou as ser saboreada quando o homem deu conta que as carnes duras que caçava se amaciavam e adquiriam melhor sabor se cosidas em água e ervas, assim os caldos e sopas foram apreciados por  todas as civilizações.
Relata a Bíblia que os hebreus preparavam caldos suculentos de cordeiro. 
Na Grécia, em Atenas, apreciavam sopa de lentilha e em Esparta o Caldo Negro, feito com sangue de alguns animais misturado com vinagre e especiarias.
Na China, os camponeses, comiam sopa de arroz e favas e em Roma era tradicional a Sopeira. Feita de grão de farro e grão de bico, acompanhados de legumes, verduras, frutas e queijo.
Já o Império Bizantino, o caldo de peixe adoçado com mel era o mais saboreado. 

Durante a Idade Média, a sopa de carnes ferventes, legumes e vinho fazia parte do dia a dia, era servida em travessas de madeira, barro ou estanho. 
Saboreada nos mosteiros e abadias, a sopa era um alimento popular servido no dia a dia, feita de diversos legumes e hortaliças, ajudava a engolir o pão duro escuro feito pelos camponeses. 
O caldo era aromatizado com ervas e diversas e pedaços de carne e temperado com gorduras. 
A nobreza europeia da época passou a introduzir no seu cardápio do dia a dia. Os caldos passam então a ser feitos com muita carne, condimentados com especiarias. Eram comuns as sopas agridoce onde se usava o mel. 

Mas. Foi partir do século XVI, que cozinha italiana e francesa deu um toque especial ao preparo da sopa introduziram massas e ervas aromática. Na França surgem os cremes, bouílons e cosommés tornando a sopa um prato mais sofisticado de consistência leve, passa a ser servida como entrada. Mas, ainda é servida como prato único entre plebe.

Wikipédia, a enciclopédia livre. HISTÓRIA DA SOPA, por Virginia Brandes

TIPOS DE SOPA
A maior parte das sopas é feita com ingredientes cozidos, mas também há sopas frias como os gaspachos da Andaluzia Espanha, apanzanella da Toscana Itália e as vichyssoises.
As sopas prediletas em todos os países do mundo: o caldo verde e a canja portuguesa; o gazpacho espanhol; o misnestrone italiano; a bouilabaisse francesa; o missoshiro japonês; won ton chinês, o bortsch russo; oxtail inglês; ton kha gai tailandês, caldo de mocotó e de feijão Brasil.

CALDO DE SOPA
Numa panela coloque água para ferver, pedaços de carne com osso, previamente escaldados, junte tempero ao gosto e sal. Tampe a panela e deixe ferver com fogo brando até o caldo ficar apurado. Ao coar tem um caldo para qualquer sopa. O caldo pode ser de galinha.

SOPA DE LETRINHA OU MASSINHA
Depois de o caldo estar pronto e a ferver, coloque a massinha em quantidade suficiente para que a sopa não fique muito espessa e deixe ferver. Assim se faz com todas as sopas de massa.


CALDO VERDE

Em uma panela refogue pedaços de paio e pedaços de batatas descascadas. Acrescente o caldo e deixe ferver lentamente, até as batatas ficarem cosidas, coloque então a couve manteiga bem cortada em 
tiras, e deixe cozinhar.


SOPA DE FEIJÃO
Depois do caldo de carne estar pronto e temperado, coloca-se o feijão já cosido e a massa de macarrão fino e deixe ferver em fogo lento. Sirva com pedaços de pão torrado.





SOPA DE ABÓBORA COM 
 CARNE SECA
Cozinhe pedaços de abobaras em cardo com carne seca, deixe ferver até os pedaços de abóbora desmanchar e os pedaços de carne amoleçam. Se gostar coloque cheiro verde.





SOBRA DE MANDIOQUINHA
Cozinhar as mandioquinhas descascadas e em pedaços no caldo de carne ou legumes. Deixe ferver até desmanchar, amassa com amassador ou bata no liquidificador. Continue a cozinhar até formar um caldo grosso e saboroso.



SOPA DE INHAME COM CARNE
Coloque os inhames para dar uma cozinhada para soltar a casca. Corte em pedaços pequenos no caldo e junte pedaços pequenos de carne anteriormente cosidos no caldo. Deixe ferver até o inhame amolecer, com uma colher de pau mexa até engrossar o caldo.

SOPA DE BETERRABA

Cozinhe as beterrabas e tire a casca. Corte em pedaços e dixe ferver no caldo, deixe amolecer bata no liquidificador ou não. Feixe ferver e quando pronta sirva com creme de leite.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário